No Brasil para finalizar a negociação das concessões das usinas hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira, o presidente do grupo China Three Gorges International aproveitou para visitar a Itaipu Binacional neste domingo (10). O grupo é responsável pela usina de Três Gargantas, a segunda maior geradora de energia do mundo.
O presidente, Wang Yu, estava acompanhado do CEO do grupo no Brasil, Li Yinsheng, e de dois assessores, e foi recepcionado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, pelo assistente do diretor técnico executivo, David Krug, pelo gerente do departamento de Engenharia Eletrônica e Eletromecânica, Antonio Carlos Fonseca Jr., e pelo engenheiro Ricardo Krauskopf.
Os visitantes até não se impressionaram com o tamanho de Itaipu ??? afinal, Três Gargantas tem 32 unidades geradoras, 12 a mais que a binacional ???, mas elogiaram a eficiência e os índices de disponibilidade e aproveitamento. ???Os chineses estão muito interessados no mercado brasileiro, principalmente de eletricidade. A visita foi uma oportunidade de estreitar laços, trocar informações e abrir portas para futuras parcerias???, avaliou Samek.
Antes da visita pela usina, a bordo do Veículo Elétrico, os visitantes assistiram a uma palestra de Krauskopf explicando um pouco sobre aspectos financeiros, técnicos e jurídicos da Itaipu. Também foram apresentados aos projetos socioambientais, incluindo o programa Cultivando Água Boa. ???Eles fizeram várias perguntas e tiraram muitas fotos???, contou David Krug.
Fonte: JIE