Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Santa Catarina possui cerca de 200 mil propriedades registradas no Cadastro Ambiental Rural

  • 12/01/2016
  • Foto(s): Agrolink
Santa Catarina possui cerca de 200 mil propriedades registradas no Cadastro Ambiental Rural
Faltando menos de quatro meses para o prazo final de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que encerra dia 5 de maio, Santa Catarina conta com aproximadamente 200 mil propriedades rurais cadastradas, o equivalente a 53%. ???Queremos acelerar o processo nesta reta final. ?? bom lembrar que o CAR é obrigatório para proprietários de terra e posseiros, sendo exigência para concessão de crédito agrícola, por exemplo???, explica o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini.

O CAR é um registro público eletrônico com informações dos imóveis rurais. O cadastro, que é gratuito, permitirá a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Quem não se cadastrar no prazo poderá receber multa ou ter problemas em transações imobiliárias, em processos de licenciamento ambiental, além de perder a possibilidade de receber apoio e usufruir de melhores condições para realizar a regularização ambiental.

Apenas em Santa Catarina, foram treinados 1345 facilitadores para incentivo, orientação, apoio à inscrição dos imóveis rurais no CAR. ???A SDS promoveu várias capacitações para auxiliar no cadastro. Vamos continuar visitando todo Estado e intensificar o trabalho onde há baixa adesão???, salientou Chiodini, citando a região de Brusque, com menos de 20% dos imóveis cadastrados.

O grupo de trabalho do CAR em Santa Catarina é formado pela SDS e pelas Secretarias de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), da Casa Civil (SCC) e Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina (Epagri), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), associações de municípios, prefeituras, sindicatos rurais, entre outros órgãos.

Fonte: Agrolink

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557