A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente através do Departamento de Meio Ambiente em parceria com a Acaresti (Associação dos catadores de recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu), realizou na última sexta-feira (18) um estudo gravimétrico da composição do lixo do perímetro urbano do município.
A Gravimetria é um estudo para profissionais que trabalham com questões estratégicas no setor de resíduos sólidos. Ele oferece o diagnóstico completo de resíduos de uma empresa, cidade ou estado, com indicações sobre a geração, coleta, transporte e destinação final de resíduos, permitindo ao profissional uma visão estratégica e diferenciada sobre a dinâmica dos resíduos em um determinado cenário.
Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente Paulo Squinzani o estudo consiste na separação e classificação do lixo orgânico, do rejeito e materiais recicláveis. Squinzani explica ainda que o estudo dará uma estimativa da quantidade de material reciclável que está sendo descartado no Aterro Sanitário e de qual região do município ele se origina. ???Isso nos dá a possibilidade de sabermos onde investir em conscientização e educação ambiental com um resultado mais positivo???.
Ele lembra ainda que o estudo visa num futuro próximo a implantação da coleta de orgânicos para decomposição, atendendo a legislação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. ???Como avançamos muito na coleta de recicláveis, esperamos com isso estarmos avançando também na coleta de orgânicos???, enfatizou.
Fonte: Assessoria de Imprensa