O Paraná registrou 230 novos casos confirmados de dengue na última semana, de acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (12) pela Secretaria da Saúde (Sesa). De agosto de 2015 até agora, já são 1.956 confirmações, diz o governo.
Dos 399 municípios paranaenses, 304 já têm notificações de dengue no período epidemiológico. Os recordistas são Paranaguá, com 561 casos, seguido por Londrina e Foz do Iguaçu, com 290 cada.
Duas mortes em decorrência da doença foram confirmadas, no mesmo período - um taxista, de 71 anos, e uma mulher, de 25, ambos em Paranaguá, no litoral do estado.
Uma terceira morte, em Foz do Iguaçu, está sendo investigada como um possível caso de dengue. O caso ocorreu na noite de segunda-feira (11) e deve ser confirmado na próxima semana, conforme o governo.
Mamborê e Cambará, no norte do Paraná, entraram para a lista de municípios com epidemia. A lista já tinha Munhoz de Mello, Santa Isabel do Ivaí, Paranaguá, Itambaracá e Guaraci.
Para que seja considerada epidemia, é preciso a confirmação de mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. O estado de alerta é decretado a partir do momento em que os registros ficam acima de 100 casos a cada 100 mil habitantes.
???Estamos trabalhando em conjunto com as prefeituras para evitar que esses números não fiquem ainda maiores. Queremos conscientizar toda a população sobre o perigo da dengue e a importância de evitar a proliferação do Aedes aegypti???, explica o secretário da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.
Chikungunya e zika
A Sesa notificou 49 casos de chikungunya desde agosto, sendo que quatro foram confirmados - dois em Maringá, um em Mandaguari e um em Foz do Iguaçu. De zika, foram 73 notificações, sem nenhuma confirmação no estado.
Fonte: G1