Na manhã desta terça-feira (22) a Cresol realizou o encerramento do programa ???Um olhar para o futuro???.
O Programa Um Olhar para o Futuro foi desenvolvido pelo Instituto INFOCOS e Central Cresol Baser através de um projeto piloto no ano de 2011, com o intuito de levar o Cooperativismo Solidário ao espaço escolar, a fim de despertar nas crianças o interesse e o conhecimento sobre as organizações cooperativas e a sua importância para a sociedade atual.
Em cada encontro são trabalhos diferentes eixos, sendo eles:
1. Somos seres sociais e cooperativos: Aprimoramento do conhecimento existente nas relações humanas, além de utilizar de contos infantis, temas que representem a cooperação, solidariedade e ajuda mútua.
2. O que é cooperativismo: Conhecimento do significado Cooperativismo, como é organizado no município, no Brasil e no Mundo.
3. Surgimento do cooperativismo: Apresentação da organização dos trabalhadores, união em prol do benefício coletivo, história da cooperativa singular (porque surgiu).
4. Como funciona uma cooperativa: A Participação igualitária, benefícios comuns, necessidades econômicas/ sociais/ culturais.
5. Educação financeira: Ressalta a importância dos conceitos de disciplina e poupança. Consequentemente, as principais ações e o reflexo da Cooperativa singular para o município.
6. Valores e princípios cooperativistas: Como é a sociedade cooperativista sendo norteadas pelos princípios e os valores cooperativistas.
7. Tipos de cooperativas existentes no Brasil: Apresentação de alguns ramos cooperativos ??? crédito, produção, comercialização.
8. Intercâmbio ??? visitas às cooperativas locais: Conhecendo a Cooperativa de Crédito, ou outra Cooperativa do Município. Conhecer suas funções e ações coletivas.
Hoje as crianças foram até a cooperativa para conhecer a equipe e quais os trabalhos que são desenvolvidos na unidade.
Eles tiveram a oportunidade de tirar senhas, ir até o caixa e conversar com os analistas e integrantes dos conselhos.
Confira a reportagem completa em anexo, com entrevistas de professores, alunos e equipe Cresol.
Fonte: Daiane Staub