Uma situação crítica ocorreu na noite de terça-feira (22), em uma aldeia indígena localizada na região do aeroporto, em Guaíra.
Segundo informações, uma viatura do Exército Brasileiro de Amambai/MS, que estava na aldeia Tekohá Jevy fazendo um levantamento com um funcionário Civil para o projeto SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) teria sido rendida por vários índios. A Policia Militar foi acionada e uma equipe enviada até a aldeia para dar apoio, porém, os policiais também foram feitos reféns.
Conforme informações, durante Operação de Trânsito realizada à tarde, na Vila Eletrosul, foram apreendidas duas motocicletas pertencentes ao índios, sem documentação e condutores não habilitados. Inconformados, no final da tarde eles [índios] prenderam a viatura do Exército Brasileiro com quatro Militares e um Civil técnico. E, quando a equipe da PM foi até o local para recuperar a viatura e resolver a situação, acabaram também sendo rendidos.
Equipes da Polícia Federal (PF), Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Municipal de Guaíra se deslocaram até o local para negociar com os indígenas. A FUNAI não foi localizada.
No final da noite, por volta das 23h, a situação foi resolvida. As motocicletas devolvidas aos índios; Militares, Civil e viaturas foram liberados.
Apesar do clima tenso, não houve registro de qualquer tipo de agressão de ambas as partes.
Fonte: Portal Guaíra