Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Liminar da justiça suspende aumento do número de vereadores de Medianeira

  • 24/11/2016
  • Foto(s): Guia Medianeira
Liminar da justiça suspende aumento do número de vereadores de Medianeira
A Justiça Eleitoral de Medianeira expediu uma liminar nesta quarta-feira (23) que suspende a lei que aumenta o número de vereadores no município a partir de 2017. 

A proposta de lei aprovada na segunda-feira (21) pela Câmara de Vereadores aumentava de nove para 13 o número de vereadores no município. 

O mandado de segurança com pedido liminar proposto pela Vereadora Lucy Regina Andreola Fernandes, questionava a legalidade da votação em virtude da ausência de publicidade, por não ter sido colocada em pauta, assim como quanto à inconstitucionalidade da aplicação dos efeitos na legislatura de 2017-2020, por contrariar o princípio da segurança jurídica. 

Na decisão, o juiz de direito Renato Henriques Carvalho Soares cita ainda que a população foi contra a aprovação do projeto, quando ele foi votado ainda em 2013. "?? importante frisar, que após a aprovação do projeto em primeiro turno, a população medianeirense manifestou-se veementemente contra o aumento do número de vereadores, inclusive com a realização de audiência pública, o que resultou na suspensão da tramitação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica n. 28/2013. Todavia, para a surpresa de todos, os ilustres vereadores que compõem a Mesa Diretora da Câmara retomaram a votação do controvertido projeto, de forma sorrateira, impedindo a mobilização da população, razão pela qual ela não é hábil para surtir nenhum efeito."

O Ministério Público já havia expedido uma recomendação de que a lei não fosse promulgada e que o número de vereadores aumentasse apenas em 2021. 

A recomendação foi encaminhada ao legislativo nesta quarta-feira (23), e exige ainda que o presidente da Câmara Municipal responda à recomendação no prazo de 24 horas.

Na terça-feira (22) moradores protestaram contra a aprovação da lei.que muda dos atuais nove para 13. 

A proposta aprovada pela maioria é de autoria do vereador José Valdir Linhar (PMDB), e foi aprovada por seis votos a favor e três contra é válida já para 2017.

Fonte: Catve

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557