Em Cascavel foi registrado um aumento em casos de doenças contagiosas, como varicela e caxumba.
A varicela, mais conhecida como catapora, é uma doença que nos últimos anos deixou de ser comum, graças a imunização. Só que se a incidência de casos, a preocupação diminuiu e nem todos os pais vacinaram seus filhos. E é aí que mora o problema.
Segundo a 10ª Regional de Saúde, foi esse descuido que fez com que o número de casos subisse. Neste ano, são 355 registrados na regional, que abrange 25 municípios, o que já é considerado assustador.
A doença era mais comum nas décadas de 70 e 80 e atingia as crianças. Agora, o público mudou, atingindo até mesmo adolescentes.
A grande preocupação é que a varicela é uma doença grave, que pode levar a comprometimento neurológico e até mesmo a morte, assim como as demais doenças consideradas da infância, como o sarampo e caxumba.
Da caxumba, a incidência de casos suspeitos também aumentou. Em Cascavel, de acordo com a Secretaria de Saúde, neste ano até agora já foram 149 casos registrados. Segundo a Secretaria, do total de casos muitos esperam ainda o resultado dos exames para confirmação.
Para evitar que a doença tenha mais força, os pais precisam ficar alerta a vacinação das crianças.
Neste ano, a Secretaria de Saúde teve problemas no fornecimento de algumas vacinas que não vieram do Ministério da Saúde, a tetraviral foi uma delas. A garantia é que agora o estoque já está regularizado e disponível para a população nas unidades de saúde.
Fonte: Catve