Os organizadores da Primeira Liga divulgaram nesta quinta-feira o novo formato da competição. Em 2017, o torneio será mais extenso e passará a contar com 15 clubes, três a mais que na edição inicial. O início será no dia 22 de janeiro, e a final está marcada para o dia 8 de outubro. Em 2016, o torneio terminou em abril.
Atlético-PR e Coritiba serão os únicos a deixar o torneio. As diretorias das equipes paraenses ficaram insatisfeitas com a distribuição de cotas de TV proposta pela Liga e decidiram se retirar. Por outro lado, Brasil de Pelotas, Chapecoense, Joinville, Paraná e Londrina serão os estreantes.
Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Avaí, Figueirense, Criciúma, Atlético Mineiro, Flamengo, Fluminense e América-MG seguem como participantes.
A Primeira Liga será disputada em quatro fases. Primeiramente, os 15 clubes serão divididos em três grupos de cinco clubes cada, e se enfrentarão entre si uma única vez, tendo cada dois jogos como mandante e dois como visitante.
Após as quatro rodadas, os dois primeiros e dois melhores terceiros de cada chave avançarão às quartas de final. Todos os duelos do mata-mata serão em jogo único - inclusive a decisão. Os grupos serão sorteados nos próximos dias.
Em 2016, o Fluminense venceu o Atlético-PR por 1 a 0 em Juiz de Fora (MG), com gol de Marcos Junior, e se sagrou o primeiro campeão da competição.
Fonte: Terra Esportes