Pouco depois de Juan Martín del Potro vencer Marin Cilic por 3 sets a 2, de virada, em um jogo de quase cinco horas - com parciais de 6/7 (2/7), 2/6, 7/5, 6/4 e 6/3 -, Federico Delbonis derrotou Ivo Karlovic por 3 a 0 - parciais de 6/3,
6/4 e 6/2 -, neste domingo, em Zagreb, em apenas 2 horas e 9 minutos, e garantiu à Argentina o primeiro título de Copa Davis em sua história.
O resultado fez o país sul-americano fechar a série melhor de cinco jogos da decisão contra a Croácia em 3 a 2, depois de a nação da casa ter aberto 2 a 1 de vantagem com a vitória na partida de duplas no último sábado, quando Del Potro e Leonardo Mayer foram batidos por Cilic e Ivan Dodig.
Antes de finalmente triunfarem na tradicional competição por países do tênis masculino, os argentinos haviam sido superados na final em 1981, pelos Estados Unidos, 2006 (Rússia), 2008 (Espanha) e 2011 (novamente diante dos espanhóis).
O sofrimento foi grande para a Argentina, pois Del Potro chegou a estar perdendo por 2 sets a 0 neste domingo, antes de conquistar uma incrível virada. Já na última sexta-feira, o mesmo Del Potro derrotou Karlovic para deixar a final empatada por 1 a 1, depois de Cilic ter aberto 1 a 0 para os croatas ao bater Delbonis.
Atual 41.º colocado do ranking mundial, Delbonis não se intimidou com a experiência de Karlovic, atual 20.º tenista da ATP, e o fator da casa no quinto e derradeiro jogo desta decisão também porque a presença e o apoio dos argentinos eram grandes na Arena Zagreb, onde até Diego Maradona esteve presente desde a última sexta-feira para torcer pelos seus compatriotas.
Os jogos
No jogo entre Cilic e Del Potro, em um primeiro set no qual cada tenista conquistou uma quebra de saque, o croata levou a melhor no tie-break ao vencer por 7/4. Já na segunda parcial, o tenista da casa foi bem superior ao confirmar todos os
seus serviços e converter dois de três break points para fazer 6/2 e abrir 2 a 0.
O ex-Top 10 e atual 38.º colocado do ranking mundial, porém, não se abalou e começou a dar início a uma grande virada no terceiro set. Sem oferecer nenhuma chance de quebra a Cilic, converteu um de cinco break points para aplicar o 7/5 que manteve a Argentina viva na decisão. Na quarta parcial, mais uma vez sem sofrer quebras de saque, Del Potro voltou a conseguir converter um de cinco break points para fazer 6/4 e empatar o jogo.
A torcida argentina delirava com a reação, mas já no primeiro game do quinto set Cilic conseguiu uma quebra de serviço e parecia partir rumo ao triunfo. Entretanto, Del Potro já devolveu a quebra no segundo game e converteu um novo break point no oitavo para fazer 5/3 e sacar para o jogo. E, com lindos golpes do fundo de quadra, o argentino fechou o jogo em 6/3 para deixar tudo empatado no confronto entre as duas nações.
Antes disso, ele ainda conseguiu a jogada mais bonita do jogo e certamente desta final até aqui ao dar um lobby com direito a um gran willy, que é quando o tenista rebate a bola por meio de suas pernas estando de costas para o seu adversário.
No segundo duelo deste domingo, Delbonis confirmou todos os seus saques no primeiro set e aproveitou a única chance que teve de converter um break point para abrir vantagem e depois fechar em 6/3. Na segunda parcial, por sua vez, o argentino voltou a ganhar todos os games que disputou com o serviço na mão e conquistou uma quebra em três oportunidades, fazendo o 6/4 que o deixou a Argentina mais perto de encerrar o jejum de títulos na Davis.
No quarto set, Delbonis voltou a conquistar uma quebra e colocou ainda mais pressão sobre Karlovic, que sucumbiu com o saque na mão novamente no sétimo game. E, com o serviço na mão, o argentino liquidou o duelo em 6/2. Após desperdiçar um match point em 40/0, ele fechou o jogo com um erro cometido por Karlovic do fundo de quadra.
A Croácia, campeã da Davis em 2005, desperdiçou a chance de conquistar um segundo título e justificou a condição de freguesa da Argentina, que já havia levado a melhor nos três confrontos anteriores entre os dois países na competição.
Fonte: Correio do Povo