A prefeitura de Taquari, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, cancelou os desfiles de Carnaval na cidade. A decisão foi tomada na quinta-feira (7) após uma reunião do prefeito, Emnanuel Hassen de Jesus, com representantes das escolas de samba. O dinheiro que seria usado para as festas será repassado para área da Saúde e para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
De acordo com a prefeitura, os repasses do governo do estado para o Hospital de Taquari e para o município estão atrasados, o que tem afetado o atendimento da população. ???Estamos falando de uma quantia de mais de R$ 1 milhão???, disse, citando outras cidades da região que passam pela mesma situação. ???Estamos enfrentando dificuldades por uma série de questões, especialmente alguns exames e medicamentos???, completou.
Ainda de acordo com Jesus, as próprias escolas já haviam manifestado que não tinham condições de realizar os desfiles. ???Não queremos forçar Carnaval???. O custo do Carnaval taquariense seria de R$ 190 mil com o pagamento de horas-extras de funcionários, som, grades, banheiros químicos, além do auxílio às escolas.
Com o dinheiro, a prefeitura afirma que vai poder colocar em dia todos os exames atrasados na Secretaria de Saúde, com a realização de 31 ecocardiogramas, 126 ecodopplers vasculares, 142 ressonâncias magnéticas, 152 tomografias e 550 ecografias, totalizando 1.001 exames, o que zeraria a demanda existente no município.
Os recursos também ajudarão a manter a operação de um projeto de ambientoterapia, realizado na Apae, onde são atendidas cerca de 30 crianças, em sua maioria autistas.
Fonte: G1