Com uma boa vantagem sobre o Atlético-MG na final da Copa do Brasil, o Grêmio pode encerrar a temporada na liderança do ranking da CBF caso sagre-se campeão do torneio nacional.
O clube gaúcho venceu o adversário de Belo Horizonte na partida de ida da decisão por 3 a 1, fora de casa, e pode perder por até um gol de diferença para voltar a conquistar um título de primeira linha - o último foi a própria Copa do Brasil, em 2001.
O jogo de volta acontecerá na próxima quarta-feira, às 21h45, na Arena em Porto Alegre. Se for campeão da Copa do Brasil e confirmar a oitava posição no Campeonato Brasileiro, o time comandado por Renato Gaúcho irá liderar o ranking com 15.078 pontos. Caso fique em sétimo na Série A, aparecerá na ponta com 15.118.
No último ranking, o Grêmio ficou na segunda posição, com 14.210 pontos.
Concorrente dos gaúchos na Copa do Brasil, o Atlético-MG chegará a 14.912 pontos caso reverta a desfavorável situação na final e vença o torneio - o clube já está confirmado na quarta posição do Campeonato Brasileiro.
Campeão do Brasileirão, o Palmeiras aparecerá com 14.720 pontos na próxima edição da lista. Líder do último ranking divulgado pela CBF, o Corinthians está na sétima posição no Brasileirão e pode, no máximo, ficar em quinto. Considerando a melhor hipótese, a equipe do Parque São Jorge pode somar no máximo 14.408 pontos.
O ranking da CBF leva em conta os resultados das quatro divisões do Brasileiro, da Copa do Brasil e ainda concede bônus para os times que participavam de competições sul-americanas e ficavam fora da Copa do Brasil.
São levadas em conta as últimas cinco temporadas, com peso cinco para o ano atual, quatro para o anterior e daí por diante. Clique aqui para ver detalhadamente os critérios.
Fonte: ESPN