Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Decreto autoriza a reabertura gradual do comércio em Medianeira

O descumprimento das normas de funcionamento acarretará em penalidades e multas.

  • 07/04/2020
  • Foto(s): Tatyelle Schunemann
Decreto autoriza a reabertura gradual do comércio em Medianeira

O prefeito de Medianeira, Ricardo Endrigo, publicou no Diário Oficial desta terça-feira (07) o Decreto nº 125/2020 que autoriza a reabertura gradual do comércio no município. O processo de retomada ao trabalho deverá seguir uma série de restrições descritas no Plano de Contingência para a Abertura do Comércio, que visa medidas preventivas de contágio ao novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o artigo 3º do Decreto nº 125/2020 algumas atividades permanecem suspensas, por período indeterminado:

Art. 3º Permanecem suspensos, por período indeterminado, os seguintes eventos e atividades: I - eventos, reuniões, festas, e atividades públicas e privadas que impliquem aglomeração de pessoas; II - escolas particulares, escolas públicas, universidades, Cmeis, creches, entidades educacionais, técnicas, de idiomas, profissionalizantes e similares III - clubes, piscinas, academias, academias de natação, de artes marciais, crossfit e afins; IV - bares, lanchonetes, pubs, casas noturnas, boates, bailes, sorveterias, cinema, shows, tabacarias; V - praças, parques, salões ou centro comunitários, festas comunitárias, playgrounds, praças esportivas públicas e privadas, e academias ao ar livre. VI - petshops e lavacar, Parágrafo primeiro. Os serviços de lavacar somente serão permitidos para veículos e utilitários das atividades consideradas essenciais.”

Para as atividades consideradas não essenciais, pelos órgãos estaduais ou federais, o empresário deverá ficar atento ao horário de funcionamento, conforme o Artigo 4º do Decreto:

“Art. 4º Para o exercício da atividade econômica, os estabelecimentos cuja atividade não seja considerada essencial pelos órgãos estaduais ou federais deverão observar o horário de funcionamento das 9h00 às 15h00 horas, de segunda a sexta-feira e das 8h00 as 12h00 aos sábados. Parágrafo único. As atividades consideradas essenciais poderão manter o horário especial de funcionamento.”

O descumprimento das normas de funcionamento acarretará em penalidades e multas, conforme explicado no Artigo 6º.

“Art. 6º O descumprimento das disposições deste Decreto e respectivos anexos sujeitará os infratores as seguintes penalidades, independentemente de prévia notificação: a – multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais); b – cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento;”

No período da manhã desta terça-feira (07) um grupo de empresários fez uma manifestação em frente ao prédio da Associação Comercial de Medianeira (ACIME) e do Paço Municipal. Os comerciantes reivindicaram a reabertura do comércio e na ocasião conversaram com o prefeito do município.

LEIA O DECRETO NA ÍNTEGRA A PARTIR DA PÁGINA 15.

Fonte: Tatyelle Schunemann